BEYOND COWORKING – Um novo conceito de espaço de trabalho compartilhado

Por Patricia Daue

O formato de trabalho no Brasil e no mundo está evoluindo… E com isso os escritórios. Muitas empresas já partiram para espaços compartilhados e novas configurações surgem todos os dias para atender à demanda de flexibilidade e horizontalidade das empresas.

Sediada em um coworking nos Jardins, em São Paulo, a TopperMinds, uma das mais reconhecidas consultorias de e-business do país, decidiu ir além. Percebeu por um lado uma demanda crescente de seus clientes por soluções mais completas e integradas. Por outro, a oportunidade de se conectar com as empresas existentes dentro do mesmo espaço para gerar propostas de maior valor agregado. Assim nasceu a ideia de uma rede colaborativa de empresas de marketing, inovação e tecnologia.

NEURAL NET&WORK, brilliant minds working together

Apoiada em sua expertise de construção de negócios digitais em ambientes complexos, a TopperMinds atende como uma boutique consultiva a empresas de médio e grande porte, no Brasil e exterior. Com base em seu relacionamento direto com o nível estratégico do business, tem visão ampla das necessidades de cada negócio para poder identificar de forma precisa as melhores soluções para tração comercial e aceleração de resultados. Essa posição dentro dos negócios dos clientes demanda a estruturação de uma ampla rede de parceiros especializados para atenderem estas demandas de negócios que no final do dia são oportunidades únicas para parceiros estratégicos.

Desta forma, a consultoria acaba atuando como principal motor de fomento da rede, contando com profissionais de nível sênior em diversas áreas de conhecimento que são os grandes selecionadores de especialistas complementares e portanto, geradores de conexões e vínculos entre as empresas que integram a rede de parceiros. Além disso, sua metodologia ágil de gestão de projetos multidisciplinares facilita a integração e controle de todas as pontas para garantir excelência nas entregas e o melhor nivelamento dos níveis de serviço de quem compõe o grupo de fornecedores de cada projeto.

“Trabalhando lado a lado, as empresas têm maior facilidade de comunicação para se manterem alinhadas em todas as fases dos projetos. Isso aumenta a performance das equipes e resulta em uma prestação de serviços aos clientes mais efetiva, com valor percebido muito maior”.

A força da rede já alavancou alguns milhões de reais em resultados no seu primeiro ano de vida e espera muito mais para o segundo ano. “Através da seleção meticulosa de novos parceiros complementares, queremos fortalecer ainda mais nossa oferta e enriquecer o portfólio de serviços oferecidos”, diz o fundador da rede Fabrizzio Topper.

Cada parceiro é avaliado em quatro critérios:

– atuação complementar – a fim de evitar concorrência entre os membros, a rede se propõe a manter apenas uma empresa de cada perfil técnico;

– sinergia estratégica – o objetivo é gerar negócios e soluções conjuntas de marketing, inovação, tecnologia e performance;

– alinhamento cultural – a proposta de valor do grupo é entregar inovação disruptiva, os integrantes da rede precisam ter DNA criativo para a geração de soluções;

– excelência técnica – a comunidade parceira tem como objetivo a elevação da reputação cruzada de todo o grupo e desta forma prima pelo alto padrão dos níveis de serviço.

 

Foco no negócio

A estrutura de coworking oferece um pacote de serviços que deixam de ser preocupação do empreendedor: aluguel, condomínio, água, luz, IPTU, limpeza, internet, telefonia, recepção, segurança, água, café e multimídia… Além disso, a ocupação do espaço pode variar de acordo com a flutuação das necessidades dos parceiros.

“O intuito é minimizar as barreiras de crescimento, garantindo flexibilidade para o empreendedor e conforto para a equipe em um ambiente que geram negócios e otimizam a atuação comercial e operacional de todos os integrantes”, comenta Patricia Daue, Head de Marketing do 242.

Outro impacto sempre muito positivo é a localização privilegiada nos Jardins, que potencializa a imagem e atuação das empresas que compartilham o espaço e rede de negócios, sem falar da rede de serviços, alta gastronomia ao redor e da proximidade do Parque Ibirapuera.

Um lugar perfeito para crescer por meio de novas conexões de negócios, pronto para receber equipes de alto nível de exigência profissional.